Quem está chegando em Niagara Region ou está se preparando para esta grande mudança, a escola das crianças é sempre uma imensa dúvida. Como vou matricular meus filhos na escola? Parece complicado, mas na verdade é um processo bem simples e geralmente as experiências são fantásticas, tanto de acolhimento das crianças quanto das famílias como um todo.
Recebemos essas dicas da Clenia Silva Ferreira que conta ainda a experiência dela com a matricula dos filhos! Se você teve uma experiência diferente, envie para gente... E vamos compartilhar nossas vidas por aqui. Sua história pode ajudar outra família.
Texto enviado por Clenia Silva Ferreira
Se você tem filhos em idade escolar (a partir de 4 anos de idade) e você deseja matriculá-los numa escola aqui na região de Niagara, deve procurar um distrito escolar. Existem escolas públicas (https://www.dsbn.org/) e católicas (https://www.niagaracatholic.ca/), ambas gratuitas e de excelente qualidade. Algumas estão preparadas para estudantes internacionais oferecendo o ESL (English as a Second Language) e ônibus escolar. O processo de matrícula é fácil. Um dos responsáveis pela criança/adolescente deve comparecer ao distrito escolhido, na data agendada, portando os documentos solicitados (passaportes, permits, comprovante de residência, cartão de vacina, histórico escolar e certidão de nascimento). Alguns documentos devem ser apresentados com tradução juramentada (depende da instituição escolhida). Depois do registro no Distrito, o responsável deve comparecer à escola portando os formulários e documentos para efetivação da matrícula. Lembrando que o ano letivo começa em setembro e termina em junho.
Minha experiência
A minha experiencia foi para matrícula dos meus filhos numa Secondary School: Compareci no District School Board em St Catharines com os documentos citados acima e com meus filhos que passaram por uma avaliação. Nos apresentaram duas opções de escolas mais próximos do nosso endereço para escolhermos. Depois marcamos pra conhecer a escola e efetivar a matrícula. Eles puderam escolher as disciplinas conforme a carreira que desejam seguir. Sendo que algumas disciplinas são obrigatórias. Tudo muito tranquilo e sem burocracia! Vale ressaltar que, caso seu filho não se adapte à escola, você pode fazer a mudança para outra sem nenhuma dificuldade. Existe um ranking que classifica as escolas, assim como temos no Brasil (https://www.fraserinstitute.org/school-performance).