Já falamos aqui sobre a documentação e o processo para tirar a carteira de motorista canadense aproveitando a sua experiência brasileira e eliminando algumas etapas do processo canadense. Mas se tem uma coisa que não dá pra driblar é o teste prático, aquele de direção com um avaliador ao lado verificando se você está fazendo tudo certinho, respeitando as leis de trânsito e dirigindo com segurança. Independente a sua experiência como motorista, sempre bate aquele nervosismo de estar sendo avaliado. Por isso, reunimos algumas dicas de quem passou por essa experiência recentemente e pode lhe ajudar quando chegar a sua vez.
Nesse vídeo você também vai encontrar boas dicas!
Eduardo Seleri
Acredito que nós brasileiros pintamos o bicho mais feio do que ele realmente é. É um teste chato, cheio de detalhes e que é necessário muita atenção. Mas, esse nervosismo é o nosso pior inimigo. Hoje, por exemplo eu parei o carro de frente (seguindo uma dica do YouTube) e na hora de sair, engatei a ré. Claro que o carro não foi para trás, mas NUNCA fiz isso na vida. Falei para o cara que estava um pouco nervoso e ele falou para eu relaxar. Conforme o teste ia acontecendo, eu reparei que ele anotava no tablet coisas boas e ruins. Quando mudei de faixa sem ele pedir porque tinha um carro parado no acostamento, ele marcou (boa), quando olhava para os lados nos cruzamentos, trilho de trem. Ponto pra mim. Desviar de pedestre, acompanhar com a cabeça carro saindo, pedestre, ciclista... Ponto positivo. Lembro dele marcando algumas horas e isso me fazia perceber o que tinha errado. Parei muito perto do carro da frente (não via o pneu traseiro dele), esqueci seta, esqueci do blind spot... Tudo ponto negativo. Uma hora eu espiei e vi uma espécie de gráfico com dois blocos, um verde e um vermelho. Legal que o meu verde estava mais alto que o vermelho. Como o vídeo acima mesmo diz, para ser eliminado na hora, tem que infringir a lei (não parar totalmente 3 segundos no STOP, avançar sinal, passar do limite de velocidade, etc) mas ele AVISA tudo isso antes de começar. Então, é só não fazer merda. Acho que se tentar um "coletando" pontos positivos é melhor porque vai te permitir esquecer ou errar alguma coisa (seta, mirror, blind spot, etc). Como ele mesmo falou, é uma questão de média de como você dirige. Ele não espera que você faça tudo 100% correto. Por exemplo, na segunda entrada da Highway, entrei a 80Km/h mas essa era a velocidade do trânsito na hora. Ele marcou (eu ACHO que foi positivo). A dica principal é, CALMA... Não dá para fazer 100% de acerto, mas não faça merda e vai seguindo que no final funciona. Lembrei da Claudia e não aguentei... Perguntei a ele, "desculpe, mas eu passei ou não?"... Engraçado a resposta... "Hoje você passou..."
Marina Varella
Gente, eu reprovei na G por uma bobeira. Highway certo, questão de olhar. Maaaaas, saindo pra iniciar a prova, quando fui virar à direita em um sinal vermelho, todos à frente tinham ido, tudo tranquilo a esquerda (virei o corpo pra checar) me aparece correndo da frente um carro e vira onde eu estava entrando. No que ela me mandou parar, já abriu o sinal pra mim, o que deu pra perceber que ele estava passando praticamente no sinal vermelho, mas aí o problema era só meu, pois eu que estava sendo analisada... Reprovei porque fui e foi questão de segurança. Então: na road test se puderem não ir no vermelho (e podemos esperar) não vão. Esse é o meu conselho! Agora estou com a G2 e criando coragem pra fazer a G de novo, mas é bem isso que o Eduardo escreveu: eh só manter a calma!
Clênia Ferreira
Fiz o road test para G full sexta passada mas reprovei simples e perigosamente porque parei o carro quando a seta ficou amarela. Quando vi a seta, pisei no freio 🤦🏽♀. O instrutor ficou super nervoso. Naquela hora vi que tinha perdido. Me saí bem na highway, parking, etc... Peguei o papel para verificar meus erros e vi que errei poucas coisas como não olhar left - right num cruzamento. Mas o erro que cometi infringindo o traffic light foi grave e me fez perder. Como dirigi muito pouco aqui e não estou muito acostumada com as setas... Vacilei. Agora, partir pra G2.
Faça (pelo menos) uma aula
Essa é uma dica que serve para todas as pessoas com ou sem experiências. Vale a pena fazer uma aula, ou mais, caso você sinta necessidade. Nessa aula você vai pegar confiança e aprender algumas dicas básicas sobre o trânsito local. Abaixo temos algumas sugestões de professores para te ajudar com essa dicas:
Fouzia - (416) 550-6621
Tony - (905) 328-2199
Marcus - (905) 347-4601 (brasileiro)